Segunda das Preciosidades: A Ametista
Começo da semana quer dizer que o blog do Joias VIP tem um post especial. Aquele em que falamos de uma pedra que decora várias das nossas peças. Hoje é dia de Segunda das Preciosidades: a Ametista! A escolhida de hoje é uma linda pedra roxa, super famosa no meio joalheiro, a Ametista. Para você já se familiarizar, veja este colar de ouro 18k com pingente em gota, ele tem uma Ametista decorada por singelos Diamantes ao seu redor.
Variedades e características
A Ametista é uma das variedades mais estimadas do Quartzo. A coloração roxa está ligada ao ferro da sua composição. A diversificação desse tom indica quanto da substância ela possui, por isso encontramos algumas mais escuras e outras mais claras. Ao mesmo tempo, a pedra pode ter sua cor alterada propositalmente por meio de uma processo de aquecimento ou radiação. Ambos vão igualmente fazer com que o ferro oxide e ela fique amarela.
Tipos e usos da Ametista
Existem alguns tipos que tem ainda faixas brancas dispostas sobre a superfície, isso não quer dizer que a pedra não seja autêntica, do mesmo modo que sua incidência elevada também não a faz menos valorosa, pelo contrário, só amplia sua utilização. Inclusive, a aplicação pode ser bem abrangente. Aqui no Brasil, por exemplo, existe uma Igreja que utilizou em torno de 40 toneladas da pedra para decorar suas paredes e revestir parte da mobília. A cidade onde ela está localizada, Ametista do Sul (RS), é um reduto da pedra, com minas ativas e inativas que inclusive podem ser visitadas.
Origens da pedra
Além do Brasil, a Ametista é encontrada no Uruguai, na Rússia, na Índia, no Sri Lanka e outros locais. Aquelas que são consideradas “realmente preciosas” estão restritas a apenas duas formas. A primeira é oriunda de veios de rochas magmáticas. A segunda como revestimento interno de ágatas ocas. Esse segundo tipo é o mais comum por aqui. É aquele em que a pedra roxa cresce em cima de uma base acinzentada (como na primeira imagem desse post).
Curiosidades e lendas
É de longe que vem uma lenda envolvendo a Ametista, lá da Grécia Antiga. De acordo com a mitologia grega, Dionísio (ou Baco) estava furioso por conta de um insulto e decidiu que a primeira pessoa que encontrasse seria devorada por seus tigres. Ametista era a linda donzela que estava a caminho do santuário da deusa Diana e acabou se encontrando com os tigres de Dionísio. Quando eles saltaram sobre ela, Diana transformou a moça em um cristal transparente e depois, arrependido, Dionísio derramou seu vinho sobre o cristal como oferenda, que daí em diante passou a ser roxo.
E se você ainda não se convenceu do quanto a Ametista é apreciada, confira essa imagem da Tiara Napoleônica de Ametista. Ela é apenas a primeira do conjunto de joias feitas com a pedra que fazem parte da coroa real Sueca. Realmente deslumbrante não é? Nessa foto estava sendo usada pela Princesa Victória. Ela vestia não apenas a tiara como também os brincos, a pulseira e broche do conjunto. Diferente da joia sobre a qual falamos na semana passada, essa não está acompanhada de nenhuma maldição! Relembre nesse link.
Agora que você já sabe uma pouco mais sobre essa pedra, que tal dar uma olhada no nosso site e escolher uma joia adornada com ela? Sem dúvida existe um modelo que combina perfeitamente com o seu estilo. São diversas peças de brincos de ouro, anéis de ouro, colares de ouro, pulseiras de ouro e conjuntos de ouro cheios de estilo para você escolher! Lembre também de sempre nos acompanhar nas nossas redes sociais, pelo facebook e o instagram. Assim como nós sempre postamos novidades sobre o mundo das joias, queremos igualmente ter comentários dos nossos leitores.
3 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback: