Celebridades,  Curiosidades,  Gemas Preciosas,  News,  Notícias

Segunda das Preciosidades: A Ametista

Começo da semana quer dizer que o blog do Joias VIP tem um post especial. Aquele em que falamos de uma pedra que decora várias das nossas peças. Hoje é dia de Segunda das Preciosidades: a Ametista! A escolhida de hoje é uma linda pedra roxa, super famosa no meio joalheiro, a Ametista. Para você já se familiarizar, veja este colar de ouro 18k com pingente em gota, ele tem uma Ametista decorada por singelos Diamantes ao seu redor.

Segunda das Preciosidades: A Ametista

Variedades e características

A Ametista é uma das variedades mais estimadas do Quartzo. A coloração roxa está ligada ao ferro da sua composição. A diversificação desse tom indica quanto da substância ela possui, por isso encontramos algumas mais escuras e outras mais claras. Ao mesmo tempo, a pedra pode ter sua cor alterada propositalmente por meio de uma processo de aquecimento ou radiação. Ambos vão igualmente fazer com que o ferro oxide e ela fique amarela.

Tipos e usos da Ametista

Existem alguns tipos que tem ainda faixas brancas dispostas sobre a superfície, isso não quer dizer que a pedra não seja autêntica, do mesmo modo que sua incidência elevada também não a faz menos valorosa, pelo contrário, só amplia sua utilização. Inclusive, a aplicação pode ser bem abrangente. Aqui no Brasil, por exemplo, existe uma Igreja que utilizou em torno de 40 toneladas da pedra para decorar suas paredes e revestir parte da mobília. A cidade onde ela está localizada, Ametista do Sul (RS), é um reduto da pedra, com minas ativas e inativas que inclusive podem ser visitadas.

Segunda das Preciosidades: A Ametista
Créditos: Folha do Noroeste https://bit.ly/33eLuK5

Origens da pedra

Além do Brasil, a Ametista é encontrada no Uruguai, na Rússia, na Índia, no Sri Lanka e outros locais. Aquelas que são consideradas “realmente preciosas” estão restritas a apenas duas formas. A primeira é oriunda de veios de rochas magmáticas. A segunda como revestimento interno de ágatas ocas. Esse segundo tipo é o mais comum por aqui. É aquele em que a pedra roxa cresce em cima de uma base acinzentada (como na primeira imagem desse post).

Curiosidades e lendas

É de longe que vem uma lenda envolvendo a Ametista, lá da Grécia Antiga. De acordo com a mitologia grega, Dionísio (ou Baco) estava furioso por conta de um insulto e decidiu que a primeira pessoa que encontrasse seria devorada por seus tigres. Ametista era a linda donzela que estava a caminho do santuário da deusa Diana e acabou se encontrando com os tigres de Dionísio. Quando eles saltaram sobre ela, Diana transformou a moça em um cristal transparente e depois, arrependido, Dionísio derramou seu vinho sobre o cristal como oferenda, que daí em diante passou a ser roxo.

Segunda das Preciosidades: A Ametista

E se você ainda não se convenceu do quanto a Ametista é apreciada, confira essa imagem da Tiara Napoleônica de Ametista. Ela é apenas a primeira do conjunto de joias feitas com a pedra que fazem parte da coroa real Sueca. Realmente deslumbrante não é? Nessa foto estava sendo usada pela Princesa Victória. Ela vestia não apenas a tiara como também os brincos, a pulseira e broche do conjunto. Diferente da joia sobre a qual falamos na semana passada, essa não está acompanhada de nenhuma maldição! Relembre nesse link.

Segunda das Preciosidades: A Ametista
Créditos: Daily Mail

Agora que você já sabe uma pouco mais sobre essa pedra, que tal dar uma olhada no nosso site e escolher uma joia adornada com ela? Sem dúvida existe um modelo que combina perfeitamente com o seu estilo. São diversas peças de brincos de ouro, anéis de ouro, colares de ouro, pulseiras de ouro e conjuntos de ouro cheios de estilo para você escolher! Lembre também de sempre nos acompanhar nas nossas redes sociais, pelo facebook e o instagram. Assim como nós sempre postamos novidades sobre o mundo das joias, queremos igualmente ter comentários dos nossos leitores.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *