Celebridades News Notícia

Segunda das Preciosidades: A Ametista

4 de novembro de 2019

Começo da semana quer dizer que o blog do Joias VIP tem um post especial, aquele em que falamos de uma pedra que decora várias das nossas peças. É a Segunda das Preciosidades! A escolhida de hoje é uma linda pedra roxa, super famosa no meio joalheiro, a Ametista. Para você já se familiarizar, veja este colar de ouro 18k com pingente em gota, ele tem uma Ametista decorada por singelos Diamantes ao seu redor.

A Ametista é uma das variedades mais estimadas do Quartzo. A coloração roxa está ligada ao ferro da sua composição. A diversificação desse tom indica quanto da substância ela possui, por isso encontramos algumas mais escuras e outras mais claras, ao mesmo tempo, a pedra pode ter sua cor alterada propositalmente por meio de uma processo de aquecimento ou radiação. Ambos vão fazer com que o ferro oxide e ela fique amarela. Existem alguns tipos que tem ainda faixas brancas dispostas sobre a superfície, isso não quer dizer que a pedra não seja autêntica, do mesmo modo que sua incidência elevada também não a faz menos valorosa, pelo contrário, só amplia sua utilização. Inclusive, a aplicação pode ser bem abrangente. Aqui no Brasil, por exemplo, existe uma Igreja localizada em Ametista do Sul (RS) que utilizou em torno de 40 toneladas da pedra para decorar suas paredes, revestir parte da mobília e ainda usar como objeto. A cidade é um reduto da pedra, com minas ativas e inativas que podem ser visitadas.

Créditos: Folha do Noroeste https://bit.ly/33eLuK5

Além do Brasil, a Ametista é encontrada no Uruguai, na Rússia, na Índia, no Sri Lanka e outros locais, porém, aquelas que são consideradas “realmente preciosas” estão restritas a apenas duas formas. A primeira é aquela oriunda de veios de rochas magmáticas e a segunda como o revestimento interno de ágatas ocas. Esse segundo tipo é o mais comum por aqui, é aquele em que a pedra roxa cresce em cima de uma base acinzentada (como na primeira imagem do post). Agora, é de longe que vem uma lenda envolvendo a Ametista, lá da Grécia Antiga. De acordo com a mitologia grega, Dionísio (ou Baco) estava furioso por conta de um insulto e decidiu que a primeira pessoa que encontrasse seria devorada por seus tigres. Ametista era a linda donzela que estava a caminho do santuário da deusa Diana para orar e acabou se encontrando com os tigres do deus. Quando eles saltaram sobre ela, Diana transformou a moça em um cristal transparente e depois, arrependido e como oferenda, Dionísio derramou seu vinho sobre o cristal, que daí em diante passou a ser roxo.

E se você ainda não se convenceu do quanto a Ametista é apreciada, confira essa imagem da Tiara Napoleônica de Ametista. Ela é apenas a primeira do conjunto de joias feitas com a pedra que fazem parte da coroa real Sueca. Nessa foto estava sendo usada junto com os brincos e broche pela princesa Victória. A princesa também estava usando a pulseira que integra o grupo. Diferente da joia sobre a qual falamos na semana passada, essa não está acompanhada de nenhuma maldição! Relembre nesse link.

Créditos: Daily Mail

Agora que você já sabe uma pouco mais sobre essa pedra, que tal dar uma olhada no nosso site e escolher uma joia adornada com ela? São diversos modelos de brincos, anéis, colares, pulseiras e conjuntos cheios de estilo para você escolher! Lembre também de sempre nos acompanhar nas nossas redes sociais, pelo facebook e o instagram.

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta