Dicas,  Gemas Preciosas,  News

Como Limpar e Cuidar das suas Joias

Joias do coração, quem não tem uma assim? É um anel de ouro, um brinco de pérola, um colar de esmeraldas, um pingente de diamante, é enfim uma joia da qual gostamos tanto que usamos todos os dias. Seja porque elas lembram uma data marcante ou um momento único das nossas vidas, ou porque foram um presente de alguém especial, algumas peças são simplesmente impossíveis de ficar sem usar. Justamente por isso, é importante saber como limpar e cuidar das suas joias.

Limpeza

O processo para higienizar joias depende dos materiais que compõem a peça, então é importante ficar atento.

  • Joias de ouro sem pedras: o melhor é usar uma mistura de bicarbonato de sódio e água em um pano úmido e delicado.
  • Joias de ouro com pedras (exceto esmeraldas): deixar de molho (não por muito tempo, alguns minutos apenas) em água morna com algumas gotinhas de detergente neutro. Limpar a joia com uma escovinha de cerdas macias. Depois enxaguar com água e deixar secar sozinha sobre lenço de papel.
  • Joias com Esmeraldas: assim como no caso das peças sem pedra, usar um pano delicado, mas úmido com sabão neutro e água fria. Depois enxaguar e secar com papel, mas sem esfregar, somente pressionando ele sobre a joia. No final, se quiser dar um brilho a mais, pode-se friccioná-las com azeite de oliva ou óleo de amêndoas (gotinhas).
  • Joias com Pérolas e Madrepérolas: elas são orgânicas e porosas, então não devem nunca ter contato com água para a limpeza. Deve-se usar apenas uma flanela ou algodão seco para eliminar impurezas.
  • Joias com Turquesa, Opala ou Ágata: limpar apenas com camurça ou flanela.
Como Limpar e Cuidar das suas Joias

Cuidados Gerais

  • Evite usar suas joias em situações que possam causar arranhões ou quebra, como a prática de esportes ou atividades físicas. Tanto a parte de metal quando as pedras que adornam algumas joias são resistentes mas ao mesmo tempo delicadas, então é bom evitar. Além disso, o suor tem ácido úrico, e essa é uma substância que pode acelerar a oxidação das joias.
  • Evite o contato com produtos químicos, principalmente os de limpeza doméstica. Eles atacam a liga do metal que forma os aros de anéis, brincos, colares, etc e podem não só deteriorar a joia mas também alterar a cor das pedras confeccionadas com ela. Outros produtos que são prejudiciais são perfumes, cremes ou bronzeadores, então se passar qualquer um deles, espere pelo menos 15 min até vestir sua joia.
  • Tomar banho ou ir à piscina também não é recomendado. Enquanto o sabonete diminui o brilho da joia por um tempo, o cloro pode causar danos. Da mesma forma é necessário poupar as joias da exposição ao sol.
  • Na hora de guardar, opte por aparadores, saquinhos de veludo ou a própria caixinha da joia. Elas devem ficar em locais secos e arejados e nunca em sacos plásticos.
  • Joias folheadas a ouro podem ser polidas e, com menos frequência já que esse é um processo mais duradouro, podem passar novamente pelo banho com o material.
Como Limpar e Cuidar das suas Joias

Aqui no Joias VIP todas as peças de ouro ou folheadas tem garantia de 1 ano. Além de terem vários tipos de acabamento, como o polido, diamantado, escovado e outros, que asseguram o brilho e o cuidado merecido de cada uma, dessa forma asseguramos que nossos clientes recebam um produto de qualidade. Já deu uma olhada no site ou no instagram hoje? Aposto que tem um brinco ou anel de outro esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *