Segunda das Preciosidades: O Topázio
Chegamos a mais uma Segunda das Preciosidades aqui no blog do Joias VIP! Esse é o dia da semana em que falamos de uma pedra que esteja presente em várias das nossas joias. Você já sabe, mas caso tenha perdido alguma das nossas postagens, aqui estão elas: Esmeralda, Rubi, Diamante, Safira e Opala foram as protagonistas até agora. A gema escolhida para hoje foi O Topázio! Como sempre, começamos com uma joia em destaque. Nesse caso é esse lindo par de brincos de ouro amarelo 18k feito com a combinação de Topázios Azuis, Diamantes e Pérolas. O design dele é singelo e delicado, veja só:
Origens das gemas
O Topázio é uma pedra encontrada em diversos lugares do mundo, como República Checa, Suécia, Japão e México. Além desses, há incidência na Rússia e Brasil. A Rússia foi o local onde o mais raro “Topázio Imperial”, nome dado à variação amarela escura da pedra, foi descoberto. Hoje em dia porém, é no Brasil que se extraem as melhores gemas. Em torno de 40kg de Topázios são retirados das jazidas de Minas Gerais, entretanto, apenas 600g são lapidados.
Brilho em vários tons de azul
Ao ser submetido a altas temperaturas, as cores do Topázios podem ficar mais acentuadas, mas essencialmente ele é encontrado em tons de amarelo (imperial), marrom (fumê), vermelho, rosa, lilás e azul. Contudo, as azuis tem mais de uma variação e por isso recebem nomes diferentes: Sky Blue (azul bem clarinho, quase transparente mais ainda identificado como azul), Swiss Blue (azul claro, da cor do céu sem nuvens) e London Blue (azul escuro, que lembra mais o céu no fim de tarde, começo da noite). A imagem do par de brincos de ouro mostrada acima pode ser considerada como a do tipo Swiss Blue. Abaixo temos um pingente de ouro branco 18k que é mais semelhante ao tipo Sky Blue. Ele combina Topázios e Diamantes.
Histórias e contos
O nome da pedra vem da palavra grega topazos, que quer dizer “busca”. Foi o nome dado a uma ilha situada no Mar Vermelho que era difícil de ser encontrada, mas de onde antigamente era minerada uma pedra amarela. Inclusive, no que diz respeito a Grécia Antiga, diz-se que os Deuses Gregos do Céu e da Terra teriam se reunido dentro da pedra Topázio Azul para discutir sobre expulsar todos os males do céu e dos mares. Dessa forma, os dois planos iriam parecer transparentes e azuis, como a pedra. Além disso, em caso de trovoada, o Topázio Azul ficaria eletrizado e sua força seria responsável por unir o céu e a terra.
Enfim, uma gema tão maravilhosa como essa realmente evoca a criação de histórias igualmente incríveis. Por isso, que tal escolher uma joia com Topázio para fazer parte da sua própria história? O site do Joias VIP tem vários modelos para você escolher. Acesse e lembre-se de sempre nos acompanhar também pelo Facebook e o Instagram.
4 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: