Curiosidades,  Gemas Preciosas,  News

Joias na arte!

O final dessa semana será marcado por mais uma edição do Academy Awards, a cerimônia de entrega do Oscar. Esse é um evento artístico super prestigiado que merece alguns dias de preparação, por isso, nós teremos uma série especial de posts aqui no blog. Para entrarmos no clima, iremos falar de joias dentro de quatro contextos bem específicos: na Arte, na Literatura, na Música e claro, no Cinema! Começando hoje com o primeiro tema: Joias na arte!

Manifestações artísticas

Nosso primeiro post é sobre Joias na Arte. Nesse cenário, Arte na forma de pinturas. A relação que se faz com joias é que há séculos elas aparecem nesse tipo de manifestação artística como símbolos de poder, riqueza, status social, designação profissional e outros. Quer ver um exemplo? A célebre pintura abaixo é do artista holandês Johannes Vermeer e se chama Moça com Brinco de Pérola. Existem vários estudos sobre essa obra devido ao fato dela ser um pouco enigmática por mostrar uma moça “simples” (status identificado por suas roupas) mas que usa uma joia refinada. Qual seria sua verdadeira identidade?

Joias na arte!

Força dos retratos

Esse segundo retrato não deixa nenhuma sombra de dúvida: fala sobre o poder feminino, sobre mulheres fatais e intensas. É de autoria do simbolista austríaco Gustav Klimt e se chama Judith I (e a cabeça de Holofernes). Ele retratou o mito bíblico de Judith, a viúva que assassinou o general Holofernes, homem que ameaçava seu povo a adorar um rei que não Javé. No retrato, Judith aparece bela, soberana, perigosa, forte, e tudo isso é indicado por sua pose, suas feições, a roupa dourada transparente e o colar de ouro que parece ser a única peça indispensável para o corpo. 

Joias na arte!

Rainha deslumbrante

Para concluir, o retrato de uma das rainhas trágicas da história, famosa por seus  costumes extravagantes tão contraditórios com o período da corte francesa em que viveu: Maria Antonieta, de autoria de Élisabeth Vigée-Lebrun. Ela foi a retratista oficial da rainha e a registrou em diversos momentos, vários deles com Maria Antonieta vestindo suas joias mais célebres, como no caso abaixo em que a monarca exibe seu famoso colar de pérolas. Em 2018 as joias de Maria Antonieta foram leiloadas e algumas peças alcançaram valores que ultrapassaram 32 milhões de euros!

Joias na arte!

Seja para evocar mistérios, impor com graça e força ou destacar prestígio, joias têm desempenhado um papel social e sentimental de extrema importância. Então, assim como nesse post, vamos destacar joias disponíveis na nossa loja online também cravejadas com pérolas e feitas com ouro 18k. Dessa forma você tem a oportunidade de se aproximar do mesmo tipo de peças célebres que artistas renomados incluíram em suas obras.

Joias na arte!

Acompanhe durante toda essa semana os posts especiais assim como o de hoje vão igualmente nos preparar para a entrega do Oscar no domingo. Lembre-se de nos acompanhar aqui e também seguir as nossas páginas do Facebook e do Instagram. Afinal, as novidades, dicas e tendências do Joias VIP aparecem sempre por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *