Curiosidades,  News,  Notícias

Chuva de Pedras Preciosas? É Possível Sim!

Esse título pode ser meio estranho mas é verdade! Contudo, a chuva a que ele se refere não acontece exatamente aqui, mas em um lugar muito distante de nós: em outro planeta. Já falamos de algo parecido, você lembra? Era sobre um imenso asteroide feito de níquel, prata e ouro, dá uma olhada nesse link se quiser rever! Dessa vez, a história é um pouco diferente. Chuva de pedras preciosas? Descubra porque ela é possível sim!

Planeta curioso

HAT-P-7b, esse é o nome do exoplaneta em questão. O termo “exo” indica um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol, e por isso, faz parte de um sistema planetário diferente do nosso. Pois bem, o HAT-P-7b é imenso, 40% maior do que Júpiter, e está localizado a 1.040 anos luz de distância da Terra. Foi a partir de imagens feitas pelo telescópio Kepler que cientistas da Universidade de Warwick estudaram a luz refletida pela atmosfera do planeta. Eles concluíram que trata-se de um planeta gasoso com sistema climático caracterizado por: ventos cujas velocidades se alteram com frequência e de forma brusca, e lados distintos divididos em noturno e diurno que não se alteram (isso porque, devido à gravidade, ele está sempre encarando a estrela-mãe em torno da qual orbita, como a nossa Lua em relação à Terra).

Impressão artística do exoplaneta HAT-P-7b. Crédito: mark Garlick/Universidade de Warwick

Causas e efeitos no explaneta

O fato do HAT-P-7b ter esses ventos e ser dividido dessa forma é o que nos leva ao tema desse post. No lado diurno a temperatura é de 2.587 ºC e no noturno de 1.300 ºC. As nuvens que são levadas pelos ventos passam de uma temperatura para outra muito rápido. Isso seria normal em qualquer outro planeta gasoso, pois normalmente suas nuvens são formadas por partículas de metais vaporizados, rochas, chumbo e outros. Entretanto, as nuvens de HAT-P-7b são especiais: nelas é possível encontrar corídon, que nessas circunstâncias, se condensa em pequenas gotículas. Esse mineral feito a base de óxido de alumínio, é naturalmente transparente mas dependendo das impurezas que se misturam à sua matriz ele pode mudar de cor. Em HAT-P-7b ele é encontrado em coloração vermelha e azul e isso caracteriza duas pedras conhecidas nossas: o Rubi e a Safira. Então sim, nesse planeta chovem Rubis e Safiras!

Fatos sobre a chuva preciosa

Ok, pode não ser uma chuva significativa, até porque as nuvens de corídon se formam e logo somem, mas ainda assim, é chuva! Infelizmente esse é um planeta inabitável, mas a vantagem do nosso querido planeta Terra é ter essas lindas pedras em formatos muito mais variados e atraentes do que gotículas, quer ver? Na imagem acima temos um dos nossos mais deslumbrantes modelos de brincos. Ele foi confeccionado em ouro branco 18k e cravejado de Safiras e Diamantes. Na próxima imagem um lindo anel feito em ouro amarelo 18k adornado com Rubis e Diamantes.

Se você quiser conferir outras opções de joias igualmente maravilhosas como essas é só ir ao nosso site. Lá você vai encontrar diversas peças feitas com várias pedras diferentes, entre elas Esmeraldas, Opalas, Pérolas, Topázios e muitas outras. Além disso, temos variedades de ouro 18k também: amarelo, branco e rosé. É só acessar e encontrar a que mais combina com você. Agora, para ficar sempre por dentro das nossas novidades e dicas, siga nosso perfil no instagram e no facebook!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *