Os tipos de Correntes e seus Elos
Correntes são joias lindas que combinam com diversas ocasiões. Seja sozinha, com um pingente ou em um mix de colares: usar um acessório como esse sempre será um diferencial em qualquer produção. Mas já reparou que algumas correntes são diferentes entre si? Hoje vamos te mostrar quais são as principais características dos diferentes tipos de correntes e seus elos, para você não ter dúvidas na hora de escolher a sua!
A forma dos elos e a maneira como eles se entrelaçam entre si faz como que existam diversos tipos de correntes, cada uma com seu charme específico. Dependendo de sua gramatura é possível combinar com outras correntes em um mix charmoso, ou usar com um lindo pingente.
Também existe certa diferença entre elo e malha, sendo essa última a mais utilizada com pingentes. Se você, assim como nós, não vive sem uma corrente fica com a gente que vamos explicar tudo sobre cada tipo e seus elos a seguir:
Fígaro
As correntes como o elo no estilo Fígaro são delicadas e charmosas. São compostas por um elo maior seguido por outros três menores, sequência que segue até o final da corrente.
Podem ser de diversos tamanhos e gramaturas, sendo as mais finas as tradicionais. Também são muito usadas pelos homens em pulseiras ou ao redor do pescoço.
Grumet
Já no elo Grumet as argolas possuem o mesmo tamanho e são presas entre si seguindo a mesma direção. É comum que os elos sejam entortados para se encaixarem e recebam um acabamento achatado, promovendo maior conforto ao uso e seja lisa ao toque. Também usada por homens em colares e pulseiras
Marine
Correntes com elos Marine são parecidas com as de elo Grumet quanto à posição das argolas, que parecem se encaixar uma à outra. Sua principal característica é possuir um detalhe no centro do elo, marcando-o ao meio. Sua delicadeza e beleza ímpar tornam a corrente com esse elo um diferencial em qualquer porta joias.
Ovais
Os elos Ovais são os mais tradicionais, sendo muito usados até para compor o visual masculino. Essa corrente é caracterizada por elos simétricos, compridos e arredondados nas pontas, que mantém o mesmo sentido. Costumam ser finas e delicadas, possibilitando o uso de pingentes.
Cartier
As correntes com elos Cartier são as mais conhecidas. Suas argolas simétricas, compridas e arredondados nas nas pontas têm a posição intercalada, ficando uma na vertical e outra na horizontal. Quando os elos são pequenos e juntinhos, possibilitam o uso de pingente. Quando grandes e mais grossos, ficam perfeitos em um mix de colares. São muito usadas em pulseiras e em acessórios masculinos.
Cartier Ovalados
Já os elos Cartier Ovalados seguem o mesmo princípio dos elos Cartier comuns, com o diferencial de ter suas argolas achatadas. Elos pequenos favorecem o uso com pingentes, e os maiores ficam lindos quando combinados com outras peças.
Portugueses
Os elos Portugueses se assemelham com elos Cartier quanto à forma como eles se posicionam. O diferencial está no formato das argolas, que são perfeitamente redondas – e não ovais. A grande vantagem de peças como essa está na facilidade de fazer o ajuste, considerando que o fecho pode se prender em qualquer um dos elos.
Malhas
As malhas são correntes que possuem elos mais juntinhos, dando a impressão de se tratar de uma linha única. Costumam ser finas e mais delicadas, ideais para o uso com pingentes ou formando um colar com mais detalhes.
Confira a descrição de cada tipo de malha, que também estão disponíveis em nosso site:
Malha Singapura
A malha Singapura é uma das mais tradicionais e encantadoras. Ela é formada por um conjunto de elos que ornam com elos retorcidos, o que formam o efeito de estar torcida. São muito usadas com pingentes ou em tamanho menor no estilo chocker.
Malha Corda
A malha no estilo Corda segue a aparência que o nome indica. É um estilo sofisticado e elegante que consiste em fios trabalhados tão próximos que se retorcem e assemelham a uma corda propriamente dita. Detalhes em outros tons de Ouro como o Ouro Branco e Ouro Rose tornam peças como essa ainda mais encantadoras e valiosas.
Podem ser usadas sozinhas, com pingente, ou em um lindo mix de colares, valorizando ainda mais a produção.
Malha Piastrine
A Malha Piastrine se aproxima muito das correntes com elos Marine por seu detalhe no centro da argola. Sua diferença está na gramatura da peça, que costuma ser muito mais fina e delicada (além de achatada) quando comparada com os elos mencionados anteriormente.
Malha Veneziana
As correntes com Malha Veneziana são as mais tradicionais e amadas pelas mulheres. Muito versátil, esse tipo de malha pode ser usada em diversos tipos de correntes, pulseiras ou tornozeleiras. Seus elos são juntinhos e quadrados, de modo que o espaço entre eles fique muito pequeno, imperceptível à distância e muito delicado ao toque.
Malha Italiana
A corrente em Malha Italiana – também conhecida como Lacraia – possui elos retorcidos que lembram as escamas de um réptil. A forma como os elos se encaixam em formato de “8” tornam a malha robusta e vistosa, sem abrir mão da delicadeza e brilho.
Correntes em Ouro 18k são ótimas opções para dar uma turbinada na sua produção. São diversos modelos, comprimentos e gramaturas, para deixar você linda em qualquer ocasião. É por isso que no Joias Vip você encontra a maior variedade de correntes e colares, em elos ou malhas. Agora que você conhece todas elas, pode investir sem medo e definir qual é a sua favorita.
3 Comentários
Rc Cursos Online
Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Pingback:
Pingback: