Curiosidades,  News,  Notícias

As Pedras Mais Raras do Mundo!

Você sabe o que faz uma pedra ser considerada verdadeiramente rara? Não é um mas sim vários fatores que são considerados. Nós fizemos uma seleção para você conhecer essas maravilhas, pois algumas nunca vão chegar ao “domínio público”, já que uma vez descobertas são enviadas diretamente para museus ou são compradas e colocadas em coleções particulares. Mas nem tudo está perdido, nós temos também algumas surpresas!

Tanzanita natural

Tanzanita

A imagem que você vê acima é de uma Tanzanita natural. Ela tem esse nome porque é encontrada exclusivamente na Tanzânia, na base do monte Kilimanjaro. Esse também é o motivo dela ser tão rara, pois não há outro lugar no mundo com jazidas dessa pedra, o que significa que uma vez que ela se esgotar não haverá outras disponíveis, a não ser que uma nova jazida seja encontrada. Agora nossa primeira surpresa: apesar da raridade, ela é uma pedra comercializada desde os anos 60, tanto que o Joias VIP tem várias peças adornadas com Tanzanitas, como por exemplo o brinco da imagem da abaixo. Confeccionado em ouro branco 18 quilates, além da Tanzanita também temos Diamantes e Turmalinas ornando a joia! 

Brincos com Tanzanitas

Alexandrita

Outra característica que torna uma pedra rara é sua cor. Um diamante, por exemplo, é uma pedra considerada comum, porém, um diamante vermelho é extremamente raro, e ainda mais do que ele é a Alexandrita. Essa é uma pedra cuja coloração se altera significativamente de acordo com a incidência de luz. Sob a luz do sol sua cor é azul-esverdeada enquanto que na luz incandescente é vermelho-púrpura. O nome Alexandrita foi dado à pedra na ocasião do 12º aniversário de Alexandre Nicolaievitch, futuro Czar Alexandre II. Esse foi o dia que a pedra foi encontrada pela primeira vez, nos montes Urais da Federação Russa. O explorador dono da descoberta notou que a alteração de cores que a pedra apresentava coincidia com as cores do exército do Czar: verde e vermelho. Além da Rússia, a Alexandrita também é encontrada aqui no Brasil.

Alexandritas lapidadas
Créditos: Gemas do Brasil

Turmalinas

E das Turmalinas, já ouviu falar? A versão mais exótica e cobiçada dessa pedra é encontrada aqui no Brasil, mais especificamente na Paraíba, relembre aqui na nossa Segunda das Preciosidades. A Turmalina Paraíba como é chamada, tem cor turquesa devido ao seu alto teor de cobre. Em relação a seu “nível” de raridade, para cada 10.000 diamantes é minada apenas 1 Turmalina Paraíba, o que felizmente não nos impede de ter diversos modelos de joias maravilhosas confeccionadas com ela. Veja o anel abaixo, feito em ouro amarelo. A Turmalina encontra-se no centro, cercada de singelos diamantes.

Anel de Turmalina Paraíba e Diamantes

Painite

Para coroar nossa sessão nada mais justo do que a rainha das pedras raras: a Painite. Essa pedra passa uma impressão de poder, de exclusividade e luxo, com todos os seus tons vermelhos e bordôs. Ela é rara simplesmente pelo fato de que até hoje não foram descobertas quantidades significativas de seus cristais, sendo que seu descobrimento data da década de 1950. Dessa data até 30 anos depois, menos de 5 cristais haviam sido registrados. Em 2005 o Guinness – Livro dos Recordes a reconheceu como a pedra mais rara do mundo, ano em que a quantidade de exemplares ainda não ultrapassava 25 cristais.

Painite
Crédito: Mineralienatlas

Curtiu nossa sessão? Gostaria de mais posts como esse? Conta pra gente, vamos adorar saber sua opinião! Curiosidades sobre o mundo das joias é um dos temas queridos do Joias VIP. Lembre-se de acompanhar nossas postagens aqui, no Instagram e no Facebook, nossos canais estão sempre cheios de novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *