News,  Notícias

Saiba Tudo sobre Relógios e suas Funções

A tecnologia em torno das nossas pequenas máquinas de marcar o tempo evoluiu tanto quanto a dos celulares e da internet. Ao longo dos anos, nossos relógios ficaram mais modernos, com design mais arrojado e cheios de estilo. Sua função principal ainda é estampada em seus mostradores, mas o tic tac deixou de ser o nosso foco. Hoje, a compra de um relógio é decidida com base em fatores que vão além da mera precisão dos ponteiros. Porém, algumas funções básicas se mantiveram ou foram aperfeiçoadas, e se vamos nos dignar a ter uma joia dessas no pulso é importante saber como ela funciona. Acompanhe nosso post e saiba tudo sobre relógios e suas funções.

Calendário

É uma das funções mais comuns nos relógios e normalmente mostra o dia do mês entretanto, existem algumas variações. Outros calendários podem mostrar também o dia da semana e outros são completos, mostram esses dias e também qual o mês e o ano. Outros ainda são chamados de Calendários Perpétuos. Eles reconhecem os meses com 30 dias ou menos, anos bissextos e se ajustam automaticamente durante décadas. Esse tipo de vale somente para os relógios analógicos.

Cronômetro e Cronógrafo

Embora bem parecidas, essas funções são diferentes entre si. O Cronômetro tem certificado oficial, devido ao seu alto nível de precisão. que chega até milésimos de segundos ou menos. Já o Cronógrafo é uma versão mais simples, que marca determinados espaços de tempo mas não tão precisos.

Relógios e suas Funções: Saiba Tudo Sobre Elas!

Taquímetro

Essa função é aquela que pode indicar a velocidade por hora e é marcada pelos números que ficam na borda do relógio. Esses números mostram a quantidade de segundos em uma hora. Para usá-lo você deve ter em mente uma distância qualquer que queira percorrer (de moto, carro, ônibus, avião…), então é só disparar o cronômetro a partir do zero e quando atingir a distância parar o cronômetro. O número que ele indicar é a velocidade por hora. Veja no vídeo abaixo, que ilustra o uso do Taquímetro ao medir a velocidade por hora que um carro de Fórmula 1 atinge em 1km.

Resistência ATM e À Prova d’Água

Essas duas funções são bem importantes em um relógio. A resistência é medida em atm, que é a unidade usada para indicar a pressão atmosférica. Quanto maior ela for, mais fundo é possível ir usando o relógio. Isso significa duas coisas: a primeira é que um relógio com uma baixa indicação de atm, como 5 ou ainda menos, tem uma tolerância mínima à água. Esses só podem receber respingos, como quando lavamos o rosto por exemplo. A segunda é que relógios com indicações altas, como 30 ou mais, são os modelos mais especializados, destinados a atividades como mergulho por exemplo. Em nosso site disponibilizamos uma tabela de orientação, confira!

Alarme

Fáceis de programar, eles nos ajudam a definir cronogramas, lembretes e a organizar o dia.

Relógios e suas Funções: Saiba Tudo Sobre Elas!

Timer

É também um medidor de período de tempo específico, porém, ele tem uma particularidade: primeiramente se define o intervalo e ao acionar o Timer o tempo é contado de forma regressiva, podendo ser pausado antes de chegar ao final.

Luz Noturna

Ideal para quem costuma usar o relógio a noite. Ela facilita a leitura das horas em relógios analógicos e digitais.

Fases da Lua

Essa função além de prática confere um charme a mais aos relógios. Dentro de um pequeno campo no mostrador é possível ver o desenho de uma luazinha. Esse desenho se altera a cada semana e vemos a lua mudar conforme suas fases. 

Relógios e suas Funções: Saiba Tudo Sobre Elas!

Ponteiro de Segundos Independente

Essas função está atrelada ao uso do Cronógrafo. Quando se quer marcar um intervalo de tempo usa-se o ponteiro independente dos segundos para que o principal não saia da marcação da hora certa. Inclusive, ao disparar o Cronógrafo, o ponteiro principal de segundos fica travado até que ele seja encerrado.

Marcador 24h

O relógio marca as horas a partir de uma sequência numérica. As mais comuns são a do 1 ao 12, a que marca cada 2h ou cada 3h. O marcador de 24h normalmente é um painel à parte no mostrador que indica o tempo a cada 4h, terminando em 24h. É muito útil quando se quer marcar horas de lugares em que o fuso horário é diferente.

Relógios e suas Funções: Saiba Tudo Sobre Elas!

Gostou de saber mais sobre relógios e suas funções? Ficou com alguma dúvida? É só escrever para nós aqui nos comentários. Dessa maneira podemos esclarecer todas sem problemas. E você com certeza já sabe, mas todos os relógios que ilustram esse post são peças disponíveis no site do Joias VIP. Lá você vai encontrar doze marcas diferentes, cada uma com vários modelos incríveis disponíveis. Além, é claro, de preços especiais. Confira qual é o mais adequado para você e não deixe de acompanhar nossas novidades aqui no blog e também no instagram e facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *