News

Joias do Oceano: Pérolas e Madrepérolas

12 de setembro de 2019

Sinônimo de graça, delicadeza, requinte, polidez… Existem dois ornamentos que são famosos por essas características: a pérola e a madrepérola. Essas duas irmãs, apesar de semelhantes, têm atributos específicos que contribuem para destacar cada uma dentro do mundo da confecção de joias e objetos diversos.

A pérola é um material orgânico, com coloração que pode variar entre branco, preto (pérola negra) e cinza. A madrepérola é uma substância dura irisada, rica em calcário e que reflete diferentes freqûencias de luz, por isso pode ser encontrada em variados tons de branco azul, verde e até roxo.

Apesar de serem produzidas através do mesmo processo, que é o envolvimento de um corpo considerado estranho pelo molusco no interior da sua concha, a pérola recebe camadas esféricas da substância liberada, o nácar, e a madrepérola camadas planas. É isso que faz uma ser redonda e a outra ser encontrada em formatos mais variados, inclusive revestindo o interior da concha. 

Ambas podem ser obtidas de forma natural ou por processo artificial. No primeiro tipo de processo, o corpo estranho que o molusco envolve com nácar entra em contato com ele de forma espontânea, e no segundo é de forma proposital.

A possibilidade de se criar esse material não naturalmente é um dos fatores que diminuiu seu valor monetário ao longo do tempo, contudo, “encontrar” um objeto desses ainda é raro e por isso sempre haverá um certo preço a ser pago, principalmente se for originário do Oceano Pacífico, local conhecido por abrigar as maiores e mais raras pérolas. O valor inicial de uma pérola natural, por exemplo, é a partir de mil reais, mas é facilmente superado considerando seu tamanho e cor. Em contrapartida à naturalidade, as produções de maior qualidade são aquelas feitas no Golfo Pérsico.

A confecção de joias, que podem ser brincos, anéis, colares, pulseiras e outras peças feitas de pérola ou madrepérola é amplamente difundida. No site do Joias VIP é possível encontrar peças lindas ornadas com os dois tipos de artefato. Abaixo você pode ver um exemplar que apesar de tradicional é um sinônimo eterno de elegância e sofisticação, o colar de pérolas com fecho em ouro amarelo 18 quilates.

E se a opção escolhida for o ornamento com madrepérola, a joia para melhor compor o visual é esse anel que combina nada mais nada menos do que diamantes e ouro rosé 18 quilates, um reflexo de primor e bom gosto.

E para quem não se contenta em apenas vestir as joias e quer estender seu uso pela casa, escritório ou até cozinha, é possível encontrar objetos como lustres, vasos, aparadores, caixas, lupas, talheres e diversos outros revestidos de madrepérola.

Agora queremos saber: pérolas e madrepérolas fazem parte do seu look? E em casa? Se ainda não tem uma joia dessas para chamar de sua, visite o site do Joias VIP e encontre aquela que melhor reflete o seu estilo.

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta