Profissionais da joalheria
Curiosidades

Profissionais da joalheria

Cada uma das joias que fazem parte da nossa coleção fez parte de um cuidadoso processo de desenvolvimento e criação. Ela passou pelas mãos de profissionais altamente qualificados e que normalmente estão por trás das cortinas do glamour e do charme que as envolvem. Nos acompanhe agora e conheça mais sobre os profissionais da joalheria.

A ideia e a técnica 

Tudo começa com um desenho artístico elaborado pelo Designer de Joias, esse profissional cria, desenha e encaminha a peça com a sua assinatura (sim, como numa obra de arte) para que outra pessoa a produza, normalmente, o Ourives. Ele(a) domina as técnicas da joalheria e executa o que foi planejado. Quando essas duas atividades se unem, ou seja, quando a mesma pessoa que cria o conceito da joia é capaz de executá-lo, tem-se o Autor de Joias

Profissionais da joalheria

Desenvolvimento das peças

Quando falamos das etapas que envolvem o desenvolvimento das peças, temos duas atividades que se destacam, a de Modelista em Cera e a de Fundidor(a). A primeira delas trata da modelagem de cera para produzir a peça em questão, como um molde. A segunda nomeia a pessoa que transforma peças de cera em peças de metal. É alguém com muito conhecimento sobre metais, equipamentos, temperaturas de fusão e tempo de preparo. 

Profissionais da joalheria

As gemas entram em cena

Na hora de escolher as gemas, entra em cena um(a) Gemologista, que conhece elas a fundo. Depois ainda temos a atividade de Lapidarista, responsável por modelar e lapidar as gemas de acordo com o formato mais indicado de cada uma delas. Quando elas estão prontas para irem para a joia é o(a) Cravador(a) que se dedica a colocá-las e fixá-las sobre o metal. Além disso, ele pode ainda realizar a inclusão de texturas e desenhos na estrutura, porém, essa função específica é desempenhada pelo(a) Gravador(a). Desde monogramas, silhuetas, figuras, brasões, ou qualquer outra coisa, nada é segredo para pessoas tão detalhistas.

Últimos detalhes

Aquele brilho que nós tanto amamos em nossa joias é responsabilidade do(a) Técnico em Acabamento, e quem aplica as finas camadas de metal sobre um peça quase pronta, os famosos “banhos” de ouro, prata, ródio, etc, são os(as) Técnicos(as) em Galvanoplastia

Enfim, você já imaginava que eram tantas pessoas envolvidas no processo de criação de uma joia? Com certeza isso só nos faz valorizá-las ainda mais. Então, por que você não escolhe uma nova agora mesmo? Vá até a loja online do Joias VIP e aproveite os descontos e as promoções!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *