Diferença na numeração da prata
Curiosidades

Diferença na numeração da prata

Já percebeu que as joias de prata são acompanhadas de uma numeração em seu interior? Nos anéis, por exemplo, é bem fácil de encontrar o número, mas o que exatamente ele significa, você já se perguntou? Hoje vamos esclarecer qual a diferença na numeração da prata. Acompanhe!

Certificação oficial

Antes de tudo é necessário entender o termo Prata de Lei. Ele foi criado no século XV pelo rei Dom Afonso II, de Portugal, quando o monarca instituiu uma lei que punia aquele que alterasse o teor da mistura de prata (uma vez que para trabalhar com esse material é necessário criar ligas). De acordo com a legislação, a prata deveria ser, no mínimo, 80% pura. De lá para cá, as legislações foram mudando e se adaptando, mas as duas pratas que temos hoje, a 925 e a 950, são consideradas “de lei”. 

Diferença na numeração da prata

Significados dos números

Alta qualidade, durabilidade e brilho. É isso que os números da Prata significam. Além da liga formada com ela ser muito boa, na maioria das vezes a peça forjada com a Prata ainda recebe um camada especial de verniz que impede a sua oxidação (escurecimento ou o aparecimento de manchas) por pelo menos 1 ano. Outro detalhe relacionado aos números é que eles também atestam a pureza da peça. Prata 925 tem 92,5% da sua composição formada por prata pura e 7,5% de outros materiais. Já a Prata 950 tem 95% de prata pura em sua composição e 5% de outros elementos.

Diferença na numeração da prata

Ambas as numerações representam ótimos materiais para se trabalhar na joalheria, não há nada para se preocupar. E apesar da 950 ser mais pura e por isso ter uma tendência a manchar um pouco mais que a 925, isso é completamente normal. para saber como manter suas joias limpas e bem conservadas, acesse esse link. Agora, para ficar sempre por dentro das novidades e curiosidades do mundo das joias você já sabe, é só seguir o Joias VIP no Instagram e no Facebook!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *