Como saber se uma Pérola é verdadeira?
Curiosidades

Como saber se uma Pérola é verdadeira?

Existem dois processos para a obtenção de pérolas: o natural e o artificial. Ambos produzem pérolas verdadeiras e através do mesmo processo, que é quando a ostra envolve uma substância estranha em seu interior com nácar e, por ela permanece certo tempo dentro da concha, se torna uma pérola. A diferença dos dois processos é que no natural a substância estranha entra na ostra por acidente e no artificial de propósito. Contudo, existem Pérolas que são feitas de outros materiais, então, como saber se uma Pérola é verdadeira?

Nem gema nem pedra

A Pérola (e a madrepérola) são as únicas substâncias orgânicas utilizadas na joalheria. Elas não são pedras nem gemas, mas assim como elas podem ser produzidas e consideradas artificiais, por isso é importante saber diferenciar as verdadeiras das falsas. Existem alguns testes simples que você pode aplicar.

Como saber se uma Pérola é verdadeira?

Formato e brilho

As Pérolas verdadeiras raramente são perfeitas. Elas tem pequenas manchas e principalmente: irregularidades em seu formato. Você deve desconfiar daquelas que são completamente redondinhas, essas com certeza são falsas. Além disso, o brilho das pérolas verdadeiras é claro e nítido, mas cuidado, em exemplares verdadeiros mas de baixa qualidade ele pode ser um pouco embaçado, o que não muda a veracidade do material.

Bordas e superfícies

Quando se tem Pérolas em um colar elas normalmente carregam um furinho por onde se passa o fio ou corrente da joia. Para confirmar se a Pérola é verdadeira você pode examinar esse furinho do fio, se a borda dele for bem acentuada e lisa, o material é verdadeiro. Isso é claro também depende da idade da joia. Uma peça que tenha sido passada de uma geração para outra, por exemplo, pode ter furinhos com bordas irregulares. Outro detalhe é a superfície da Pérola. Se você esfregar uma contra outra, deve sentir uma leve fricção, pois o exterior desse material não é 100% liso. Se for, você já sabe, não é um material verdadeiro.

Como saber se uma Pérola é verdadeira?

As joias adornadas com Pérolas usadas para ilustrar esse texto estão todas disponíveis na loja online do Joias VIP. Agora que você sabe a melhor forma de escolhê-las, é só acessar o site e encontrar a peça que foi feita para você! E sempre que quiser saber mais dicas e curiosidades, é só acessar o nosso Facebook ou Instagram, vamos adorar conversar com você por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *