Curiosidades,  News,  Notícias

Tipos de Lapidação de Pedras

Uma pedra passa por vários processos até virar uma joia. Dentre eles está a lapidação. Ela é responsável por deixar a pedra mais brilhante, valiosa e pode ser dividida em dois tipos principais: as facetadas e os cabochons. Depois de lapidada, as principais características da pedra ficam bem evidentes: sua cor, sua clareza (pureza) e seu peso. O que determina qual técnica será usada são as características da pedra e qual tipo de joia ela vai decorar. As Esmeraldas, por exemplo, normalmente são lapidadas em formato retangular. Porque desse modo sua resistência fica maior. Abaixo você vê um de nossos anéis de ouro 18k. Ele é adornado com uma Esmeralda central e 80 Diamantes. Outros tipos de lapidação de pedras te aguardam nesse post!

Tipos de Lapidação de Pedras

Lapidação Facetada Brilhante

As pedras que são facetadas podem ter mais de 58 facetas. Elas são mais brilhantes e angulares, pois vão refletir mais a luz do que outras lapidadas com outros estilos. O melhor exemplo que podemos dar é o do Diamante. Ele é a pedra que mais comumente recebe esse tipo de lapidação. Rubis, Safiras e outras também passam por esse processo. Como já falamos aqui, o Diamante é o material mais resistente encontrado na natureza, então você pode imaginar como é difícil lapidá-lo. Normalmente é necessário utilizar ferramentas que tenham pontas de diamante ou pó de diamante para dessa forma conseguir lixar e quebrar a pedra. Abaixo temos um anel solitário com um Diamante Negro facetado.

Tipos de Lapidação de Pedras

Lapidação Degrau

Essa lapidação é aquela que deixa a pedra com degrauzinhos nas beiradas. Normalmente, depois de lapidadas com essa técnica, existem cinco possíveis formatos que as pedras podem assumir: quadrado (ou carré), baguete, trapézio, quadrado com aspecto octogonal e triângulo. Nesses casos em que duas técnicas são aplicadas fala-se Lapidação Mista. No anel abaixo temos um maravilhoso exemplo de joia com pedra ligeiramente triangular. Ela foi trabalhada com Diamantes, um Topázio Azul central e ouro amarelo 18k para o aro.

Tipos de Lapidação de Pedras

Lapidação Cabochons

A Lapidação Cabochon vai no sentido contrário das outras. Enquanto a maioria visa dar brilho e múltiplas facetas às pedras, ela tem por objetivo deixar a superfície da pedra completamente lisa. Sem pontas nem outros detalhes. Isso faz com que as pedras fiquem translúcidas e em alguns casos, opacas, pois elas não têm as facetas que refletem a luz no seu interior. Mas não pense que as joias adornadas com pedras que passaram por essa técnica são inferiores. O Joias VIP tem um anel de ouro 18k cravejado de Diamantes e um Topázio Azul cabochon completamente deslumbrante para você conferir!

Tipos de Lapidação de Pedras

Além do fator de beleza da joia, a lapidação contribui igualmente para a definição do valor dela. Não só por aperfeiçoar as melhores características das pedras mas também pelo grau de dificuldade do processo e da experiência dos lapidadores. É enfim um processo que exige cuidado e atenção, como a que o Joias VIP emprega na fabricação das suas peças. Então já sabe, se quer garantia de qualidade no desenvolvimento da sua joia, é aqui que você precisa estar. Lembre-se de também de sempre nos acompanhar nas nossas redes sociais, o Facebook e o Instagram, para ficar por dentro das novidades que divulgamos semanalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *