Notícias,  Tendências

Descubra o seu tipo de Pérola

Depois de falar sobre a formação e o uso de pérolas e madrepérolas aqui, descubra o seu tipo de Pérola e saiba um pouco mais sobre os tipos que existem pelo mundo. Cada variação tem características próprias do local onde são encontradas, como tamanho, coloração e outros fatores. Algumas categorias de Pérolas podem ser divididas da seguinte forma:

South Sea

São as maiores, que atingem até 20 mm de diâmetro. Assim sendo são também as mais raras. A ostra que as produz (imagine!) chamada de Pinctada Maxima pode atingir até 30 cm de diâmetro e vive apenas numa pequena área do sul do oceano Pacífico. Seus principais produtores são a Austrália, Filipinas e Indonésia.

Descubra o seu tipo de Pérola

Pérolas do Tahiti

As famosas Pérolas Negras! Originária de ilhas e lagoas da Polinésia Francesa, seu tamanho varia de 8 até 16 mm. Suas cores podem ser cinza, azul, verde, roxa e preta. Apesar de serem formadas como qualquer outra Pérola (a partir do envolvimento com nácar de um corpo estranho dentro da concha), somente a ostra Pinctada Margaritifera produz a Pérola Negra. Isso acontece porque seu interior é diferente das demais ostras, pois enquanto a maioria é clara, a Margaritifera tem uma borda escura que influencia na cor da pérola durante sua formação.

Descubra o seu tipo de Pérola

Pérolas Akoya e Pérolas de Água Doce

Esse é o tipo de Pérola mais comum, aquela pequenininha, bem branquinha e redonda. Seu tamanho se deve pelo tipo de ostra que a produz: é a menor do mundo, chamada de perlíferas, por isso a pérola varia de 2 a 10 mm. É famosa por compor lindos colares cheios de estilo e elegância, como o da imagem abaixo que você encontra na nossa loja online. As Pérola de Água Doce são parecidas com as Akoyas, porém elas são predominantes de rios e lagos da China e tem tons mais pastéis.

Descubra o seu tipo de Pérola

Pérolas Arroz e Freshwater

Diferente das outras, que se desenvolvem entre a camada interna da concha e o molusco, essa Pérola cresce dentro dos órgãos reprodutores da ostra e costumam ser mais achatadas. Porém, assim como as demais, também são pequenas, arredondadas e exibem uma coloração creme. Além disso também são famosas por compor um colar. Esse modelo foi um acessório nos anos 80 e consistia em vários cordões de Pérolas torcidos entre si.

Descubra o seu tipo de Pérola

E os formatos?

Para cada tipo de Pérola existem subcategorias que classificam seu formato. Dependendo de como ela sai da ostra ela será classificado de um jeito ou de outro. Por exemplo: uma Pérola de Água Doce que tem as características normais de cor e lugar de origem porém tem um formato não completamente redondo, com alguns defeitinhos, é caracterizada como barroca. Veja só:

Descubra o seu tipo de Pérola

A Pérola já foi considerada a “mais antiga pedra preciosa”, pois antes de ser possível produzi-las artificialmente o único modo de obtê-las era através do mergulho em áreas onde seu desenvolvimento era mais propício. A partir do momento que o processo não natural foi dominado, a escala de produção aumentou e o valor da pérola diminuiu. Mesmo assim, ela ainda é considerada uma peça de grande valor. E você, é fã de joias com Pérolas? Se ainda não tem uma joia decorada com ela dê uma olhadinha no site do Joias VIP e encontre uma para você!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *